Whatsapp
13 de Agosto, 2025

Golpe do PIX: como recuperar seu dinheiro e responsabilizar o banco

Dr. Robson de Souza - 13 de Agosto, 2025

O PIX se tornou o meio de pagamento mais usado no Brasil, especialmente por famílias e pequenos empreendedores. A praticidade é enorme — transferências em segundos, sem tarifas e disponíveis 24 horas por dia. Mas essa agilidade também abriu espaço para golpes que têm prejudicado milhares de pessoas, muitas delas de baixa renda e classe média baixa.

Nos últimos meses, aumentaram os casos de:

O resultado é sempre o mesmo: prejuízo imediato e sensação de impotência. Mas o que muitos não sabem é que existe amparo legal para tentar reverter a situação.

1. O banco pode ser responsabilizado

O Código de Defesa do Consumidor (art. 14) prevê que instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos causados por falha na prestação de serviços. O Superior Tribunal de Justiça (Súmula 479) confirma que bancos devem reparar prejuízos decorrentes de fraudes quando há falha de segurança ou ausência de bloqueio preventivo.

Se o golpe ocorreu por brecha ou demora na atuação do banco, ele pode ser condenado a devolver o valor e, em alguns casos, pagar indenização por danos morais.

2. O que fazer imediatamente após perceber o golpe

A velocidade da reação é determinante:

3. E se o banco negar ajuda?

Caso o banco se recuse a agir ou não bloqueie o valor:

No Judiciário, o pedido costuma se basear no art. 14 do CDC e na responsabilidade objetiva do banco. Em casos com prova clara de falha no serviço, há precedentes favoráveis à vítima.

Conclusão

O PIX é seguro quando usado com atenção, mas a rapidez das operações exige cuidado redobrado. Em caso de golpe, agir imediatamente é fundamental para aumentar as chances de recuperar o dinheiro.

E lembre-se: se o banco falhou no dever de segurança ou não agiu com a devida diligência, ele pode ser responsabilizado judicialmente.

Se você ou alguém que conhece passou por uma situação assim, procure orientação jurídica — seus direitos podem garantir não apenas a devolução do valor, mas também compensação pelo prejuízo causado.

Últimas Notícias

  • 26 de Setembro, 2025

    A Habitualidade de Horas Acima de 12h na Escala 12×36: Quando o...

    O regime de jornada 12×36 sempre ocupou lugar peculiar no Direito do Trabalho brasileiro. Por um lado, atende necessidades organizacionais típicas de setores como saúde, vigilância, portaria e serviços contínuos.

    Leia Mais
  • 17 de Setembro, 2025

    O Dever de Elaboração do PPP Pelas Empresas

    O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um documento obrigatório para todas as empresas que possuem funcionários expostos a agentes nocivos.

    Leia Mais
  • 10 de Setembro, 2025

    O Direito e as Máquinas: Quem Responde pela Inteligência Artificial?

    A história mostra que sempre que a técnica avança, o Direito é instado a criar novos paradigmas de imputação de responsabilidade.

    Leia Mais
  • 13 de Agosto, 2025

    Golpe do PIX: como recuperar seu dinheiro e responsabilizar o banco

    O PIX se tornou o meio de pagamento mais usado no Brasil, especialmente por famílias e pequenos empreendedores.

    Leia Mais
  • 31 de Julho, 2025

    Cláusulas Anticorrupção e Responsabilidade Solidária em Contratos entre Particulares: Prevenção e Segurança Jurídica à Luz da Jurisprudência do STJ

    A crescente judicialização das relações empresariais no Brasil.

    Leia Mais
  • 03 de Setembro, 2021

    Quando Aplicar Advertência e Suspensão

    Antes de mais nada, devemos compreender que o ambiente de trabalho é pautado por regras de convivência, harmonização, respeito, hierarquia e subordinação.

    Leia Mais
  • 23 de Setembro, 2021

    Aspectos do Imposto de Transmissão causa mortis e Doações na constituição de uma Sociedade Holding Familiar

    Esse imposto no Brasil surge antes mesmo das Ordenações Manuelinas em Portugal, desaparecendo no domínio Napoleônico e surgindo novamente no ano de 1823.

    Leia Mais
  • 07 de Dezembro, 2022

    Revisão da Vida Toda

    O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 01.12.2022 (quinta-feira) julgou a chamada “Revisão da Vida Toda”. Por maioria de votos, o colegiado considerou admissível à aplicação de regra mais vantajosa à revisão de aposentadoria.

    Leia Mais
  • 19 de Dezembro, 2022

    Sucessão Empresarial

    Destacamos inicialmente que existem inúmeras formas de ocorrer a sucessão empresarial, no entanto, o objeto do presente artigo é a aquisição à título oneroso, cotejando a responsabilidade tributária, trabalhista e cível na sucessão empresarial.

    Leia Mais
  • 03 de Setembro, 2021

    Pacto Societário

    O que acontece se um dos sócios da sociedade vir a faltar, ficar impossibilitado de exercer seu ministério ou até mesmo desejar se retirar do quadro societário?

    Leia Mais
  • 03 de Setembro, 2021

    Incidência de ITBI na Integralização de Capital - Holding Familiar/ Patrimoinial

    A primeira questão é saber se a integralização representa uma transmissão da propriedade, pois sabe-se que a figura do empresário é distinta da pessoa jurídica.

    Leia Mais

Desenvolvido por:

digitalmix

Especialistas em criação de sites e tráfego pago, com muito ♡, ética e profissionalismo :)