Whatsapp
17 de Setembro, 2025

O Dever de Elaboração do PPP Pelas Empresas

Dra. Ester Eliane da Cunha - 17 de Setembro, 2025

O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um documento obrigatório para todas as empresas que possuem funcionários expostos a agentes nocivos, como ruído, calor, frio, poeira, entre outros.

Este documento deve ser elaborado pela empresa e entregue ao trabalhador em até 30 dias após o término de cada período laboral, ou quando solicitado pelo trabalhador a qualquer tempo.

O objetivo principal do PPP é apresentar de forma clara e precisa todas as atividades desenvolvidas pelo trabalhador, as condições do ambiente de trabalho, as medidas de proteção adotadas pela empresa e as informações sobre a saúde do trabalhador.

A empresa deve realizar a avaliação dos riscos ambientais e laborais que possam comprometer a saúde e a integridade física dos seus trabalhadores, bem como elaborar e implementar medidas de prevenção e controle desses riscos. Essa avaliação deve ser registrada no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

Com base nesses programas, a empresa deve elaborar o PPP, que é composto por:

Em caso de descumprimento das obrigações legais relativas à emissão e atualização do PPP, a empresa pode ser multada e estar sujeita a outras sanções administrativas e judiciais.

Segundo Dr. Fabio Zambitte Ibrahim, a responsabilidade é totalmente da empresa, conforme citado abaixo:

A empresa é obrigada a emitir o PPP para seus empregados que trabalham em condições especiais, devendo descrever as atividades desenvolvidas, a exposição aos agentes nocivos e as medidas de proteção adotadas. A omissão ou a emissão do PPP de forma incompleta ou incorreta pode gerar responsabilidade civil e criminal da empresa, além de prejudicar a obtenção da Aposentadoria Especial pelo segurado. (IBRAHIM, 2019, p. 616.)

Mas afinal, quais os impactos que possam ser gerados caso a empresa faça emissão incorreta do PPP?

A emissão incorreta do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) pode trazer diversos impactos negativos para a empresa, porque, o PPP é um documento que deve refletir com exatidão a exposição a agentes nocivos que o trabalhador foi submetido durante o período laboral.

Caso o PPP seja emitido de forma incorreta, o trabalhador pode não conseguir comprovar a exposição aos agentes nocivos e, consequentemente, não ter acesso a benefícios previdenciários, como a aposentadoria especial.

Com isso, o trabalhador pode entrar com ações judiciais contra a empresa, alegando negligência ou falta de cuidado por parte da empresa em relação à sua saúde e segurança, ou a empresa também pode sofrer sanções administrativas, como multas e interdições, caso os órgãos fiscalizadores detectem que o PPP foi emitido incorretamente ou de forma incompleta.

Assim, pode afetar negativamente a imagem da empresa, gerar custos financeiros e afetar a sua produtividade.

Por isso, não deixe de elaborar corretamente o PPP nos termos legais, e conte com um advogado especialista em direito previdenciário para lhe orientar e evitar eventuais prejuízos em nome de sua empresa.

Últimas Notícias

  • 26 de Setembro, 2025

    A Habitualidade de Horas Acima de 12h na Escala 12×36: Quando o...

    O regime de jornada 12×36 sempre ocupou lugar peculiar no Direito do Trabalho brasileiro. Por um lado, atende necessidades organizacionais típicas de setores como saúde, vigilância, portaria e serviços contínuos.

    Leia Mais
  • 17 de Setembro, 2025

    O Dever de Elaboração do PPP Pelas Empresas

    O Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) é um documento obrigatório para todas as empresas que possuem funcionários expostos a agentes nocivos.

    Leia Mais
  • 10 de Setembro, 2025

    O Direito e as Máquinas: Quem Responde pela Inteligência Artificial?

    A história mostra que sempre que a técnica avança, o Direito é instado a criar novos paradigmas de imputação de responsabilidade.

    Leia Mais
  • 13 de Agosto, 2025

    Golpe do PIX: como recuperar seu dinheiro e responsabilizar o banco

    O PIX se tornou o meio de pagamento mais usado no Brasil, especialmente por famílias e pequenos empreendedores.

    Leia Mais
  • 31 de Julho, 2025

    Cláusulas Anticorrupção e Responsabilidade Solidária em Contratos entre Particulares: Prevenção e Segurança Jurídica à Luz da Jurisprudência do STJ

    A crescente judicialização das relações empresariais no Brasil.

    Leia Mais
  • 03 de Setembro, 2021

    Quando Aplicar Advertência e Suspensão

    Antes de mais nada, devemos compreender que o ambiente de trabalho é pautado por regras de convivência, harmonização, respeito, hierarquia e subordinação.

    Leia Mais
  • 23 de Setembro, 2021

    Aspectos do Imposto de Transmissão causa mortis e Doações na constituição de uma Sociedade Holding Familiar

    Esse imposto no Brasil surge antes mesmo das Ordenações Manuelinas em Portugal, desaparecendo no domínio Napoleônico e surgindo novamente no ano de 1823.

    Leia Mais
  • 07 de Dezembro, 2022

    Revisão da Vida Toda

    O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 01.12.2022 (quinta-feira) julgou a chamada “Revisão da Vida Toda”. Por maioria de votos, o colegiado considerou admissível à aplicação de regra mais vantajosa à revisão de aposentadoria.

    Leia Mais
  • 19 de Dezembro, 2022

    Sucessão Empresarial

    Destacamos inicialmente que existem inúmeras formas de ocorrer a sucessão empresarial, no entanto, o objeto do presente artigo é a aquisição à título oneroso, cotejando a responsabilidade tributária, trabalhista e cível na sucessão empresarial.

    Leia Mais
  • 03 de Setembro, 2021

    Pacto Societário

    O que acontece se um dos sócios da sociedade vir a faltar, ficar impossibilitado de exercer seu ministério ou até mesmo desejar se retirar do quadro societário?

    Leia Mais
  • 03 de Setembro, 2021

    Incidência de ITBI na Integralização de Capital - Holding Familiar/ Patrimoinial

    A primeira questão é saber se a integralização representa uma transmissão da propriedade, pois sabe-se que a figura do empresário é distinta da pessoa jurídica.

    Leia Mais

Desenvolvido por:

digitalmix

Especialistas em criação de sites e tráfego pago, com muito ♡, ética e profissionalismo :)